Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Audiência pública recebe catadores de materiais recicláveis e discute atuação no município

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  13/06/2018 - 18:00:56 - Assessoria de Imprensa

    Para discutir sobre uma gestão integrada de resíduos sólidos do Município e sobre a contratação de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, o vereador Josa Queiroz (PT) promoveu na tarde desta quarta-feira, uma audiência pública, no plenário do Legislativo, que reunião representantes da Procuradoria do Trabalho da Região do ABCDMRR, das Cooperativas e Associações de Catadores, da Prefeitura e também da Câmara de Diadema.

    Para discutir o assunto, fizeram parte da Mesa além do vereador, o Procurador do Trabalho de São Bernardo do Campo, Ricardo Nino Ballarini, o Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB Diadema e Presidente do Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC, Virgílio de Farias, o professor Francisco de Assis Cardoso do CONDEMA  e Deputado Estadual Teonilio Barba (PT), entre outros.

    Do encontro, saíram dois encaminhamentos principais: A exigência da contratação por parte da Prefeitura de Catadores que atuam no município, e um Grupo de Trabalho, formado por representantes da Câmara, da Prefeitura, do Ministério Público e dos Catadores, que deve se reunir novamente em duas semanas com o objetivo de avaliar se as exigências foram cumpridas ou se devem entrar na justiça para o cumprimento delas. “A Audiência foi muito positiva”, disse Josa. “Pela representatividade e pelo tema proposta”, explicou. “O principal objetivo da discussão é a contratação dos catadores pelo poder público, via cooperativas ou associações, e acho que nisso temos consenso visto que temos o aval do MP e de parte dos vereadores, já que não posso falar por todos”, completou Josa.

    O vereador explicou ainda que existe uma Lei Federal que obriga a Prefeitura a viabilizar a contratação desses profissionais de reciclagem. “A Prefeitura ainda não cumpriu com o seu papel, que é viabilizar a contratação dessas pessoas”, disse o vereador.

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando