• José Antônio da Silva (Zé Antônio)
  • PT
  • Sala

    10

  • Assistentes

    Margarida Maria

    Maria Ivanilsa

    Vanilda Borges Reis

    Roberto Siqueira

  • Telefones

    (11) 4053-6770

    (11) 4053-6769

BIOGRAFIA

_______________________________

  • Zé Antônio nasceu em Agrestina, Estado de Pernambuco, mora em Diadema (SP) desde 1986, é casado e pai de duas filhas, formado em Direito.

    Zé Antônio iniciou sua militância nas comunidades eclesiais de base (CEB’S) e no grupo de jovens. Participou ativamente da Pastoral da Juventude (PJ), sendo coordenador e assessor em Diadema e na Diocese de Santo André (região do Grande ABCD).

    Coordenador Nacional do Movimento nacional de Fé e Política.

    Metalúrgico na região do grande ABCD, trabalhou nas empresas Magnet, Tropical, Cofac e Arteb. Como sindicalista, atuou como cipeiro defendendo a representação dos trabalhadores no chão de fábrica e participando de grandes lutas em defesa da garantia e ampliação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

    É filiado no Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989, por acreditar que este partido é um instrumento de mobilização e transformação social. Foi Secretário de juventude, membro da Executiva e da coordenação de Movimentos Populares.

    Em 2000 foi eleito vereador pela primeira vez e seu mandato destacou-se pelo compromisso com a participação popular.

    Em 2004 foi reeleito vereador, um dos mais votados da cidade, licenciando-se para assumir o cargo de Secretário de Educação no período de 2005 a 2008. Em sua passagem pela secretaria criou o Programa de Distribuição Gratuita de Uniforme e Material Escolar, ampliou o atendimento na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, educação de jovens e adultos; viabilizou a vinda da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) para a cidade e expandiu os programas sociais da Secretaria.

    Exerceu seu quarto mandato de vereador, tendo a função de líder do PT na Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.

    de 2017 a 2020 foi assessor do deputado estadual Barba deputado atuante na luta em defesa da participação popular e da classe trabalhadora.

    Atualmente Zé Antônio exerce o quinto mandato eleito para gestão 2020 a 2024 e preside a Comissão de Finanças e Orçamento.