Emoção na Entrega do Titulo de Cidadã Diademense à Regina Miki
Notícias do Gabinete - Ver. Orlando Vitoriano de Oliveira - 12/03/2010 - 09:33:04
Autoridades, amigos e familiares lotaram o plenário da Câmara na última segunda-feira (8/3), durante Sessão Solene de entrega do título de Cidadã Diademense à ex-secretária municipal de Defesa Social, Regina Miki, outorgado pela Câmara por iniciativa do vereador Orlando Vitoriano (PT).
Participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), o vereador José Antonio da Silva (PT), o prefeito Mário Reali e sua esposa Débora, secretários municipais, o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Diadema, tenente-coronel Luiz Ernesto Melchior Roland, o comandante da Guarda Civil Municipal, Hideharu Gonbata, além de membros da equipe da homenageada, que é secretária executiva de Segurança Pública, em Brasília.
Entre os familiares estavam seu esposo, Shumio Milki, que preparou uma homenagem-surpresa cantando a música preferida da esposa, Porto Solidão, do campositor Jessé. Também compareceram sua mãe, irmãos, sobrinhos, tios e primos, ficando a cargo da sobrinha Píer Angelli de Luca Maciel fazer uso da palavra para parabenizar a homenageada.
Também foram à tribuna render suas homenagens o vereador José Antonio, o sucessor de Regina Miki, José Francisco da Silva, secretário de Defesa Social de Diadema, o padre José Pereira, o deputado Vicentinho, o vereador Maninho e o prefeito Mário Reali, além do autor do título, o vereador Orlando Vitoriano.
Reconhecimento
Em todos os depoimentos, muita emoção e o reconhecimento do trabalho de Regina Miki na Prefeitura de Diadema, principalmente quando esteve à frente da Secretaria de Defesa Social, quando coordenou a implantação da lei que estabelece o horário das 6h às 23h para funcionamento de bares e similares, conhecida como Lei Seca, que reduziu drasticamente os índices de violência na cidade. Esse resultado mostra que a redução da violência e da criminalidade passa pela implantação de políticas de inclusão social, tarefa que Regina Miki desempenhou com grande competência, destacou o vereador Orlando Vitoriano.
Bastante emocionada, Regina Miki agradeceu a todos pela homenagem, e simbolizou em seus pais o seu principal agradecimento. Devo tudo o que sou e também o que não sou, àqueles que me trouxeram ao mundo e me deram uma base sólida. Nesta minha trajetória na segurança pública, vi muita gente enveredar por caminhos obscuros porque não tiveram uma boa formação dentro de casa. Às vezes me ponho a pensar naquilo que eu seria se não tivesse tido essa formação, resumiu.
Ao final, após a entrega do título, dois representantes do Corpo de Bombeiros de Diadema entregaram flores à homenageada.
Biografia da Homenageada
Regina Maria Filomena de Luca Miki Nascida no dia 02 de maio de 1960, na cidade de Mairiporã - São Paulo, filha de Sr. Arthur de Luca e Srª Jacira Lindonis de Luca, passou sua infância em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, com seus irmãos José Carlos Moreira De Luca, Altamir de Lima, Ana Valéria De Luca e Marcia Romero Gonçalves, casou-se no ano de 1979 com Shumio Miki.
Aos dezessete anos, concluiu o ensino médio e formou-se em Técnica de Contabilidade pelo Colégio Comercial de Ubatuba. Iniciou o Bacharelado na Universidade de Taubaté , mas apenas cursou nesta o 1º e 2º ano, transferiu-se para a Faculdades Metropolitanas Unidas FMU e conclui a sua Graduação no ano de 1982.
Iniciou a careira jurídica no ano 1980, estagiando no Escritório de Advocacia Dr. Benedito Jose Barbosa, atuando na área do Direito Civil, Trabalhista e Direito de Família. Após a conclusão do curso continuou atuando no mesmo escritório, apenas em 1985 com o falecimento do Dr. Benedito Jose Barbosa, abriu seu próprio escritório, mantendo este até o ano de 2000.
No ano de 2000, assumiu o cargo de Assessora Parlamentar, exercendo suas funções na Câmara Municipal de Diadema. Em 2001, foi nomeada Chefe de Divisão de Regularização Fundiária, na Prefeitura desta cidade, cargo este diretamente ligado á Secretaria de Assuntos Jurídicos. No mesmo período ministrou palestras levando noções básicas de cidadania aos alunos do ensino médio com o Projeto OAB VAI A ESCOLA.
Diadema já liderou o ranking de violência no estado de São Paulo, com a necessidade de políticas publicas, que sanassem o auto índice, foi aprovado por esta Casa de Leis, a Lei Municipal Nº 2.107, de 13 de março de 2002, estabelecendo o horário das 06:00 ás 23:00 horas, para funcionamento de bares ou similares. Assim a Advogada assumiu a pasta da Secretaria de Defesa Social, no mês de abril de 2002, participando da implantação da Lei, tendo como função coordenar as políticas publicas voltadas diretamente a Segurança, sendo um elo entre o poder Executivo Municipal, as policias Civis e Militares e Guarda Civil Municipal.
Através dos excelentes resultados alcançados, quando trabalhou na referida Secretaria, em janeiro de 2009, assumiu o cargo de Assessora Especial do Ministro da Justiça, Tarso Genro, onde coordena a Primeira Conferencia Nacional de Segurança Publica. Seu trabalho esta sendo merecidamente reconhecido, não só aqui em nossa cidade, mas também em outros estados, assim em 30 de junho deste ano recebeu o Titulo de Cidadã Espitosantense e recebera ainda o Titulo de Cidadã Cearense.
Além da vasta experiência profissional, Drª Regina, tem uma excelente graduação,participações e representações, sendo estas:
Curso de Extensão Universitária de Pós-Graduação FMU SP de 1983/1984 área de Direito de família.
Curso de Especialização Direito Imobiliário 48 horas aulas Prof. Dr. Jorge Tarcha concluído em 31/07/2001.
Curso de Especialização em Direito Processual Imobiliário 48 horas aulas Prof. Dr Jorge Tarcha concluído em 22/11/2001.
Curso de Especialização com licenciatura em Direito Constitucional Escola Superior de Direito Constitucional concluído em 2003.
Curso de Extensão com Mestrado em Gestão de Segurança Pública Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul concluída em 2008
Participou em Palestras Temas Atuais e Polêmicos no Direito de Família ministradas pelo Instituto de Desenvolvimento de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Cultural nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2001 professoras Dra Andiara Mauger Borsato e Dra. Sandra Alvarez Pontes carga horária de 12 horas.
Participou de vários seminários sobre a LEI 10.257/01 ESTATUTO DA CIDADE entre eles, Seminário elaborado pelo: Centro de Estudos do Ministério Público de São Paulo em outubro de 2001. Seminários Regionais Fortalecimento Institucional do Município como Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável promovido pela Fundação Prefeito Faria Lima CEPA, e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo SEBRAE/SP.
Elaborou um Seminário de Estudos sobre o Estatuto da Cidade em Diadema, com a presença de 260 participantes, auxiliada pela FAU/USP, em 25/09/2001.
Foi aprovada no Curso de Direito Administrativo e Aspectos Atuais da Administração Pública promovido pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo início em 11/03/2002 término em 12/06/2002 24 aulas com 3 horas de duração totalizando carga horária de 72 horas, sob a Coordenação dos Drs. Jacintho Arruda Câmara e Jorge Radi Junior.
Curso de Extensão com Mestrado em Gestão de Segurança Pública Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul concluída em 2007
Atualmente participa como Palestrante de diversos Seminários sobre o tema de Segurança Pública no Brasil bem como em outros países.
Concluiu no ano de 2003 o curso de gerenciamento de crises ministrado pelo Grupo de Ações e Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Curso de Mediação de Conflitos, ministrada pela Colibri Assessoria de Relações, no ano de 2006.
Atuou como tutora no curso Formador de Formadores da SENASP do projeto SEAT Segurança e Educação ao Alcance de Todos.
Participações: 11º Congresso da ONU em Bangkok/Tailândia, maio/2005, Fórum Internacional de Segurança Pública em Cuiabá/Brasil, agosto/2005, Congresso sobre Controle da Polícia em Haia/Holanda, outubro/2005, Participei de um grupo de estudos pela rede URBAL-14 com o foco de construir um currículo para a formação de gestores na área de segurança pública municipal primeira fase em Santiago-Chile (2005) e segunda fase na cidade de Firenze-Itália (2006); apresentação do trabalho realizado em Diadema em congresso internacional em El Salvador, no ano de 2006 a convite do PNUD, Visita oficial a Inglaterra para conhecimento de experiência e apresentação da experiência do Programa de Segurança Pública de Diadema, palestrante no Seminário Internacional realizado em Porto Alegre- Experiências de Prevenção da Violência nas Cidades no ano de 2008, participações, como palestrante, em congressos brasileiros desde 2002 a 2008, dentre outros.
Representações: Membro do Comitê Federal sobre Entorpecentes, Secretaria Executiva do Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo, Rede URBAL-14, Coordenação da Unidade Temática Segurança Cidadã da Rede Mercocidades; Membro da comissão elaboradora da matriz curricular das guardas municipais junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, Indicada para compor a comissão de drogas e democracia da Organização das Nações Unidas.
A biografia da homenageada demonstra o trabalho em prol do nosso município.
Aguarde, carregando notícia!