A importância do deputado federal
Notícias do Gabinete - Ver. Orlando Vitoriano de Oliveira - 27/10/2021 - 13:45:07
Faz 11 anos que Diadema não tem um deputado federal para representá-la. O último foi o atual prefeito José de Filippi Jr, em 2010. Vamos refletir sobre isso! Diadema tem mais de 329 mil eleitores. Se todos votassem em candidatos da cidade, certamente elegeria ao menos três deputados federais.
E o que significa ter um "diademense” na Câmara Federal? Há bons motivos a se considerar. Primeiro, significa mais recursos para o município. Cabe ao deputado federal legislar, fiscalizar e propor novas leis ou alterar e revogar as existentes. E projetos de iniciativa do Executivo passam antes pelo Congresso. Na Câmara de Diadema, guardando as devidas proporções, é o que nós, vereadores, fazemos também.
Para 2021, o congresso aprovou emendas no valor de R$ 48,8 bilhões. E, com ao menos um representante na Câmara Federal, Diadema poderia receber por ano, ao menos cerca de R$ 20 milhões dessas emendas.
Sem um deputado sério, as políticas públicas, sociais e os direitos dos trabalhadores ficam comprometidos. Direitos que estão sendo perdidos porque municípios como Diadema, que tem a luta da classe trabalhadora em seu DNA, perderam força nos últimos anos. Assim como os sindicatos que tiveram sua representatividade colocada abaixo por acordos que beneficiaram somente os patrões.
São os deputados que discutem e votam o orçamento da União e apresentam emendas para obras em seus estados e municípios. Como vereador, o mais votado da cidade em 2020, acumulei muita experiência tanto no trato com o Executivo - que sou o líder de governo na Câmara -, mas também com as principais reivindicações da população. Sei que as pessoas querem saúde de qualidade e acesso ao emprego e à segurança.
E mais do que uma ação do prefeito, assuntos como esses são decisões de Estado e cabe ao deputado federal sinalizar o uso correto dos recursos. Diadema precisa de incentivo para atrair empresas e assim criar mais empregos. Mas, sem investimentos, a luta com cidades bem representadas no Congresso fica desigual.
A cidade precisa também de mais segurança, que é um dever do Estado. Enquanto parlamentar, faço minha parte. Protocolei na Câmara o Projeto Arte e Cultura nos Bairros, cujo objetivo é ocupar locais de grande concentração com manifestações artísticas e eventos culturais.
O Projeto permitirá a apresentação artística em bairros e núcleos habitacionais ocupando ruas, praças e escolas da cidade. Será uma alternativa controlada aos desordenados pancadões que têm atormentado a vida do cidadão.
A construção de uma cidade mais próspera, sustentável e inclusiva passa por políticas públicas e por representantes que defendam está ideia.
Vereador mais votado em Diadema, Orlando Vitoriano é o líder do governo na Câmara Municipal.
Aguarde, carregando notícia!