Notícias do gabinete - Ver. Orlando Vitoriano de OliveiraGabinete On-Line

  • No Dia Mundial dos Pobres, Pastoral de Diadema promove ações para atender população de rua

    Notícias do Gabinete - Ver. Orlando Vitoriano de Oliveira - 10/11/2021 - 15:00:34

    Do Gabinete

    O Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica romana, comemorada no 33º domingo do Tempo Comum desde 2017. E neste domingo, dia 14, em parceria com a Região Pastoral de Diadema, o mandato do vereador Orlando Vitoriano irá disponibilizar uma equipe de advogados para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação, que começa às 8h e vai até às 14h, na Paróquia Imaculada Conceição, no Centro, fará também a entrega de refeições, cortes de cabelo, atendimento médico e distribuição de kits de higiene pessoal e roupas.

    E às 11h terá ainda a celebração de uma missa para as pessoas em situação de rua na Praça Agostinho Bertoli.

    A data foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericórdia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

    No Brasil, a V Jornada Mundial dos Pobres terá como tema “Sentes compaixão?”, que é um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7, e também de outro versículo: "Estava com fome e destes de comer." (Mt 25, 35).

    De acordo com o vereador Orlando Vitoriano, a V Jornada Mundial dos Pobres será é um Manifesto pela Vida. “Trata-se também de respeito à pessoa, principalmente, às mais vulneráveis”, explicou. “Não podemos simplesmente ignorar essas pessoas, ao contrário, temos de incluí-las nos programas sociais”, completou.

    Neste caso, a igreja fará também seu papel. “Esse dia é uma forma de protesto contra a fome no País, mas principalmente, ajuda a conscientizar sobre as consequências da fome e da pobreza”, enfatizou.

    O que mais fundamenta a celebração desse dia pela igreja é a realização de várias atividades humanitárias direcionadas a pessoas mais pobres e em Diadema, em especial, aos moradores de rua. “É um olhar cristão humanitário a essas pessoas”, completou Orlando.

Voltar
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando