Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Projeto cria programa de Incentivo à doação de órgãos e tecidos

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  18/10/2019 - 17:26:11 - Assessoria de Imprensa

    Já está tramitando na Câmara de Diadema o Projeto de Lei de autoria do vereado José Hudsomar Rodrigues Jardim, o Zé do Bloco (PV), que cria um cria programa de Incentivo à doação de órgãos e tecidos no município. Caso seja aprovada, a campanha prevê ainda a promoção de palestras, eventos, ações e campanhas educativas para conscientizá-la a população sobre a importância da ação.
    Outra medida é estimular atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para sensibilizar a sociedade para que apoie as campanhas de doação de órgãos.
    De acordo com Zé do Bloco, o ideal será conscientizar os alunos da rede pública municipal de ensino, sobre os princípios, a importância e a metodologia utilizados na doação e transplante.
    O vereador teve como base na “Lei Tatiane” uma jovem que faleceu aos 32 anos de idade após esperar dois anos por um transplante de coração. “A proposta é uma sugestão dos líderes do projeto “Sou Doador”, que desde 2006 trabalha pela conscientização sobre o tema no Brasil para que a fila de espera de transplante possa ser menor”, disse.
    “A cultura doadora em nosso país deve ser da construção de novo paradigma onde a doação de órgão seja um tema leva e feliz, sinônimo de vida e renascimento”, completou.
    Zé do Bloco explicou ainda que o aumento no número de doadores não só devolveria a vida, a saúde e a qualidade de vida a estas pessoas, mas permitiria que esses recursos tivessem outros destinos e aplicações. “Apesar de ostentar o maior programa de transplante do mundo, o Brasil ainda falha na tarefa de informar e conscientizar a população”, ressaltou. “Chegou a 43% a taxa de negativa familiar à doação de órgãos em 2018”, finalizou.

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando