Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Ato solene vai debater o tráfico de pessoas e direitos migratórios no Brasil

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  22/10/2019 - 14:45:10 - Assessoria de Imprensa

    O plenário principal da Câmara de Diadema vai ser palco, nesta terça-feira, 22, a partir das 19h, para o 1º Seminário sobre “Tráfico de pessoas: desaparecidos no Brasil face à mobilidade humana a direitos migratórios”. O evento acontecerá a pedido do vereador Josa Queiroz (PT). Entre os palestrantes da noite, estarão as doutoras Cláudia Patrícia Luna, Cleide Victorino e Eliana Vendramini.

    De acordo com o documento apresentado por Josa na Sessão, o tráfico de pessoas é uma prática criminosa mundial e sem fronteiras. O Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico internacional de pessoas. “Atualmente, o tráfico de pessoas, considerado como forma moderna de escravidão, é uma das atividades mais rentáveis do crime organizado no mundo, perdendo em lucratividade apenas pra o tráfico de drogas e de armas”, explicou. “Estima-se que da totalidade de vítimas, quase a metade seja subjugada para exploração sexual”, completou.

    O parlamentar disse ainda que a discussão do tema, assim como a constituição de uma rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil e no mundo continua sendo um desafio, pois se trata de fenômeno complexo e multifacetado. “Impulsionadas pela globalização, a pobreza e a consequente violação dos direitos humanos contribuem decisivamente para vulnerabilidade a qualquer tipo de exploração”, ressaltou.

    Segundo o vereador, o objetivo do Ato Solene proposto é conscientizar a população de Diadema sobre o que é o tráfico humano, assim como as estratégias utilizadas pelos aliciadores, ampliando conhecimento e a participação da sociedade, além de divulgar e dar visibilidade a esse enfrentamento.

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando