Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Câmara homenageia emancipador Amaury Carvalho pelo 100º aniversário

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  30/09/2022 - 18:22:53 - Assessoria de Imprensa

    Autonomista recebeu uma placa de Honra ao Mérito em reconhecimento a seu trabalho por Diadema

     

    A Câmara de Diadema não deixou passar em branco o 100º aniversário do emancipador Amaury Martins de Carvalho. Com a presença de outros autonomistas, a Casa de Leis homenageou o ex-jornalista e ex-vereador com um voto de congratulações na sessão de quinta-feira, 29 de setembro.

    “Seu” Amaury recebeu das mãos do presidente da Câmara, Josa Queiroz, uma placa de Honra ao Mérito em reconhecimento a seu trabalho pela cidade. Acompanharam a cerimônia amigos e familiares, além de emancipadores  que, assim como o homenageado, participaram em 1958 da luta pela autonomia de Diadema.

    Depois de receber a honraria, Amaury ocupou a Tribuna Livre e afirmou que estava muito honrado com a homenagem. Emocionou-se, foi às lágrimas e se colocou à disposição dos vereadores. “Tenho orgulho de ter sido criado e de morar em Diadema. Cheguei aqui em 1931 e trabalhei arduamente pela emancipação do município. O primeiro século passou. No próximo estaremos aqui, juntos, novamente”, disse, acompanhado da filha Cleuza.

    Amaury nasceu na Capital em 27 de setembro de 1922 e reside em Diadema desde 1931. Fez de tudo um pouco: ajudou o pai a tocar um armazém, tomou conta de barcos ancorados no braço da represa Billings no bairro Eldorado, foi taxista e motorista de caminhão, além de repórter e revisor do Diadema Jornal.

    Dono do título de eleitor número 14 de Diadema, Amaury foi eleito vereador para a 3ª Legislatura (1969 a 1972). É de sua iniciativa o projeto que incluiu o Eldorado no calendário turístico do Estado.

    “Ficamos muito emocionados, porque seu Amaury deu grande contribuição para Diadema e tem muito a ver com a história da cidade e da Câmara. É importante que a gente possa fazer homenagens como essa em vida”, disse Josa, que assinou o voto de congratulações juntamente com os demais vereadores.

    Nos últimos anos, a convite do amigo e memorialista Walter Adão Carreiro, Amaury colaborou com o levantamento da história de Diadema, por meio de relatos e doação de fotos e documentos para o acervo do Centro de Memória.

     SESSÃO

    Na sessão de quinta-feira, 29 de setembro, a Câmara de Diadema aprovou dois projetos de autoria dos vereadores. Um foi submetido à primeira votação e o outro recebeu o aval definitivo.

    Destaque para a proposta do vereador Ângelo Paulino da Silva, o Cabo Ângelo, que visa homenagear os gestores públicos municipais que se destacarem no exercício de suas atribuições. Aprovado em segunda votação, a propositura cria o Prêmio Hely Lopes Meirelles de Gestor Público Eficiente, que será entregue anualmente em setembro, durante sessão solene convocada para esta finalidade.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br, nos links Ordem do Dia e Projetos Lidos. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Foto: Giovane Santos/CMD

    Legenda: Amaury recebe a placa de Honra ao Mérito das mãos de Josa Queiroz

     

    30/9/2022

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando