Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Prefeitura e Câmara de Diadema aderem à Agenda 2030

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  05/10/2022 - 12:58:59 - Assessoria de Imprensa

    Chefes do Executivo e Legislativo assinam carta na qual se comprometem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

     

    Prefeitura e Câmara de Diadema aderiram à Agenda 2030, plano de metas e ações da Organização das Nações Unidas voltado ao desenvolvimento sustentável. Em cerimônia realizada na quinta-feira, 29 de setembro, os chefes do Executivo e Legislativo municipais assinaram carta na qual se comprometem com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a agenda, entre os quais a erradicação da pobreza e da fome, a redução das desigualdades e o combate às emissões associadas às mudanças climáticas.

    A iniciativa do evento é da Agência de Desenvolvimento Econômico, braço do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. No ano passado, o colegiado regional aderiu ao projeto da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que visa estimular a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios brasileiros. Com isso, comprometeu-se a engajar o poder público e a iniciativa privada nos sete municípios.

    A Câmara de Ribeirão Pires foi a primeira do ABC a assinar a Carta de Compromissos, em agosto. Demais prefeituras e Legislativos da região deverão aderir nos próximos meses. Presente ao ato, o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Roberto Matheus, também firmou o compromisso pelos 17 ODSs.

    “A Agenda 2030 é uma orientação da ONU para elaboração de políticas públicas e articuladas que gerem desenvolvimento econômico sustentável. Nesse sentido, Diadema não poderia ficar de fora”, disse o presidente da Câmara, Josa Queiroz. “É de grande importância alinhar tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento local com a participação de nossas universidades, para construir um futuro melhor.”

    A prefeita interina de Diadema, Patty Ferreira, disse que a cidade tem seguido os compromissos da Agenda 2030 desde o início da atual administração. “Nosso Plano Plurianual, concebido pela Secretaria de Planejamento e Gestão com grande participação popular, foi desenhado em torno do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

    Para o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Oliveira da Silva, o diálogo sobre a Agenda 2030 vai além do tema da sustentabilidade. “Além da questão ambiental, precisamos pensar como será o futuro. O objetivo é melhorar a vida de todos, sem exceção. Por isso, é necessário criar sinergias entre poder público e iniciativa privada de forma a maximizar os resultados na região”, comentou.

    GREENTECH

    Além da assinatura da carta, as autoridades presentes acompanharam a apresentação das ações de sustentabilidade da Greentech, indústria de bioativos vegetais (insumos usados em cosméticos) de origem francesa que inaugurou fábrica em Diadema em meados do ano passado.

    Também compareceram ao evento o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e o diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal, Joel Fonseca.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Foto: Giovane Santos/CMD

    Legenda: Patty Ferreira (esq.), Josa Queiroz, Aroaldo da Silva e Joel Fonseca, durante cerimônia

     

    30/9/2022

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando