Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Lilian Cabrera preside sessão em homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  10/03/2023 - 14:52:53 - Assessoria de Imprensa

    Quatro projetos de autoria dos vereadores foram discutidos e aprovados durante os trabalhos desta quinta

     

    A vereadora Lilian Cabrera ocupou, em caráter extraordinário, a presidência da Câmara de Diadema durante a sessão desta quinta-feira, 9 de março. Única vereadora da Casa na atual legislatura, Lilian foi homenageada pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado na véspera.

    O requerimento que deu a Lilian o comando dos trabalhos, proposto pelo vereador Eduardo Minas, foi aprovado por unanimidade. Ao assumir a presidência, a vereadora foi aplaudida pelo público presente no plenário. “Lilian representa não só as servidoras desta Casa, mas também as mulheres de Diadema”, argumentou Minas.

    “É um requerimento oportuno e uma forma singela, mas nobre de homenagear a única vereadora desta legislatura”, disse o presidente da Câmara, Orlando Vitoriano.

    Lilian disse estar muito agradecida pela oportunidade que recebeu dos demais vereadores. “Sou a única mulher em uma Câmara com 20 vereadores e, por isso, temos de lutar por mais espaço, para que mais mulheres possam ter lugar de fala. Diadema é uma cidade de grande protagonismo feminino, mas a representatividade  ainda é pequena no Legislativo. Precisamos mudar isso”, disse a vereadora.

    Desde a primeira legislatura, que tomou posse em 1º de janeiro de 1960, nenhuma mulher foi eleita presidente da Câmara de Diadema.

    ORDEM DO DIA

    Quatro projetos de autoria dos vereadores foram discutidos e aprovados durante a sessão desta quinta-feira. Um foi avalizado em votação única, dois foram aprovados em primeira e outro, em segunda votação.

    Recebeu aval definitivo proposta do vereador Márcio Paschoal Giudicio Júnior, o Márcio Jr., que concede título de Cidadão Diademense a Fausto Veronese, morador da cidade e funcionário da prefeitura desde 1986.

    Nascido na Capital paulista, Fausto é filho de pai imigrante italiano e de mãe alagoana, que escolheram Diadema para morar e constituir família. O pai de Fausto, Constante Veronese, já foi homenageado com uma praça que leva seu nome no bairro Campanário.

    “Fausto é um morador muito querido, de família tradicional da cidade. É servidor da Prefeitura há muitos anos, uma pessoa do bem. Tenho certeza de que faz jus ao título”, argumentou Márcio Jr.

    A Câmara também aprovou, em segunda votação, projeto do vereador Robson Nascimento Santos, o Boy, que institui no município o “Dezembro Vermelho”, campanha anual de conscientização sobre HIV/AIDS e outras infecções transmitidas por contato sexual. Com isso, Diadema terá um mês em seu Calendário Oficial dedicado à prevenção e ao enfrentamento de doenças sexualmente transmissíveis.

    Em primeira votação, os vereadores aprovaram proposta do vereador Edval Tenório Lopes, o Edval da Farmácia, que visa a instituir no município o Dia do Tatuador e da Tatuadora, a ser comemorado anualmente em 20 de julho. A data faz referência à chegada ao Brasil da primeira máquina elétrica de tatuagem, trazida em 1959 pelo dinamarquês Harald Lykke Gregersen, mais conhecido como Tattoo Lucky (1928-1983).

    Também passou por primeira votação o projeto do vereador Josemundo Dario Queiroz, o Josa Queiroz, que tem o objetivo de instituir a Semana Municipal de Desarmamento Infantil, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 15 de abril. As duas propostas devem retornar ao plenário na próxima semana.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Fotos: Giovane Nicomedio/CMD

     

    10/3/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

    (11) 4053-6746

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando