Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Sessão solene entrega medalha 'Autores da Escola' a estudantes da rede estadual de ensino

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  21/05/2023 - 21:45:26 - Assessoria de Imprensa

    Alunos homenageados pelo vereador Josa Queiroz participaram do Festival Literário 2022, promovido pela Diretoria Estadual de Ensino

     

    Estudantes da rede estadual de ensino em Diadema foram homenageados na noite desta sexta-feira, 19 de maio, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. Os alunos foram agraciados com medalha legislativa “Autores da Escola”, concedida pelo vereador Josa Queiroz aos participantes do Festival Literário 2022, projeto promovido pela Diretoria Estadual de Ensino de Diadema para estimular a produção literária dos jovens.

    Receberam a honraria três professores – responsáveis pela idealização e organização do festival – e 28 estudantes, que tiveram seus poemas e contos reunidos em coletânea na forma de e-book, publicado pela editora Cooperativa Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária (CoopAcesso), de Santo André.

    Participaram da sessão solene presidida por Josa Queiroz a professora Soraia Nahas, dirigente regional de ensino; o professor Francisco Heraldo Bezerra Felipe, idealizador do Festival Literário; e Jerônimo de Almeida Neto, diretor-presidente da CoopAcesso, entre outros convidados.

    “É muito bom estar entre professores e falar de livros ao invés de armas. Fico honrado em ter me apropriado de um projeto sensacional (o Festival Literário), elaborado por professores da rede estadual de ensino, e ainda de transformar essa ideia em lei, que passa a ser uma ação permanente na Câmara de Diadema”, disse Josa.

    “Estou em meu terceiro mandato e, nesse período, já fiz várias homenagens e concedi diversos títulos, mas essa é uma sessão solene especial, porque temos a oportunidade de estimular a produção literária e de reconhecer talentos. Nada é mais sagrado do que a educação”, prosseguiu.

    “Em um mundo no qual os avanços tecnológicos ocuparam o centro do palco, reunimos aqui hoje um testemunho da beleza duradoura da produção escrita. Nesta noite, reconhecemos e homenageamos as notáveis realizações dos estudantes, que nos cativaram com seus textos. Os alunos derramaram seu coração e sua alma em cada produção, aventurando-se em territórios desconhecidos”, afirmou Soraia Nahas.

    Idealizador do festival, Francisco Heraldo disse que 11 escolas participaram da primeira edição do projeto e que, para a segunda edição, que ocorre neste ano, 39 escolas já estão inscritas. “Não posso falar do prazer que senti ao organizar o festival sem lembrar que, com a mesma idade de muitos desses escritores, comecei a escrever meus primeiros poemas. Então questionei: quantos jovens escrevem contos ou poemas, mas não são vistos?”, recordou.

    “Esse festival foi uma oportunidade para que estudantes pudessem não só mostrar seus textos, mas também expressar ideias e emoções por meio da escrita. É uma honra premiar esses jovens talentos”, prosseguiu.

    A VIDA

    Entre os estudantes que tiveram seus textos publicados figura Edilene Xavier Pereira da Silva, autora do poema “A Vida”. “Quando eu era criança, gostava muito das aulas de Artes e de escrever no meu diário, que tinha sempre um poema e que guardo até hoje. Por isso, quando a professora me convidou a escrever um poema, disse ‘Vamos lá’, mas não imaginei que seria tão legal, que seria publicado”, afirmou.

    Almeida Neto, da CoopAcesso, elogiou a iniciativa. “Professor Francisco, o senhor está de parabéns. Precisamos de mais gente como você na educação. Talvez, assim, o mercado editorial brasileiro não estivesse tão ruim e o país tivesse mais leitores”, disse.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Fotos: Giovane Nicomedio/CMD

     

    21/5/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando