Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • No Dia da Indústria, 2º vice-diretor do Ciesp Diadema ocupa Tribuna Livre e faz alerta

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  26/05/2023 - 15:40:59 - Assessoria de Imprensa

    José Adolfo Gazabin Simões advertiu vereadores sobre o processo de desindustrialização do ABC e do país

     

    No Dia da Indústria, o 2º vice-diretor da regional de Diadema do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), José Adolfo Gazabin Simões, usou a tribuna livre da Câmara diademense nesta quinta-feira, 25 de maio, para alertar sobre o processo de desindustrialização do ABC e do país. O dirigente destacou que, nas últimas quatro décadas, a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou de 25% para 11,3%.

    “É um momento de alegria porque, afinal, estamos lutando pela indústria e recebendo apoios. Porém, não podemos deixar de lado que, nos últimos 40 anos, a indústria só vem caindo. Por isso, é também um momento de parar e refletir. Qualquer país com uma indústria fraca tem dificuldade de oferecer qualidade de vida à população. Assim, fortalecer a indústria é melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir desigualdades”, disse Simões.

    “Não obstante o importante papel que cabe à indústria na geração de riquezas para a sociedade, há anos observamos o avanço do processo de desindustrialização do país, e mais intensamente, de nossa região – fruto, entre outras razões, da falta de um olhar atento daqueles que podem ou poderiam fazer a diferença”, prosseguiu o 2º vice-diretor da regional de Diadema do Ciesp. “Não bastasse termos uma das maiores cargas tributárias do planeta, temos ainda o mais complexo sistema tributário que pode existir.”

    O presidente da Câmara, vereador Orlando Vitoriano, fez coro ao pronunciamento do dirigente do Ciesp. “Celebrar o Dia da Indústria nos faz lembrar que o Grande ABC perdeu centenas de empresas estratégicas nos últimos anos. Por isso, precisamos unir esforços com os governos do Estado e federal no sentido de retomar o parque industrial de Diadema e da região”, comentou.

    “Uma boa notícia para a indústria, principalmente automotiva, foi o anúncio, feito hoje (quinta) pelo governo federal, do corte de impostos para carros novos, o que deve favorecer fabricantes de autopeças e de componentes plásticos, que constituem parte considerável de nosso parque fabril”, prosseguiu Vitoriano.

    ORDEM DO DIA

    Cinco projetos de autoria dos vereadores foram aprovados durante a sessão desta quinta-feira da Câmara. Destaque para a concessão ao artista plástico José Pereira de Souza, o ZéP, da Medalha Legislativa do Mérito Esportivo ou Artístico, proposta pelo presidente da Casa.

    A homenagem foi aprovada em votação única, assim como o projeto de decreto assinado pelo vereador Jerry Dessone da Silva Rêgo, o Jerry Bolsas, que conceder a Medalha Legislativa do Mérito Social à Delegacia do Meio Ambiente (DICMA), por sua atuação em favor da causa animal; e o decreto assinado pela Mesa Diretora, o qual altera dispositivos da resolução que estabelece regras para a concessão do título de Cidadão Diademense.

    Dois projetos foram submetidos à primeira votação: o de autoria do vereador Jefferson Marques de Souza Moreira, o Dequinha Potência, que propõe instituir a campanha “Julho Neon”, dedicada à promoção da saúde bucal; e o assinado pelo vereador Josa Queiroz que visa a instituir o programa Arte do Grafite Renato Alves.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.cmdiadema.sp.gov.br. Acompanhe ainda nossas redes sociais: Facebook (/camaradediadema) e YouTube (TV CMDIADEMA).

     

    Fotos: Giovane Nicomedio/CMD

     

    26/5/2023

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando