Notícias da Câmara »Voltar para Notícias

  • Vereadores aprovam programa de incentivo à musicoterapia em sessão ordinária

    NOTÍCIAS DA CÂMARA  -  20/06/2024 - 17:28:29 - Assessoria de Imprensa

    Realizada nesta quinta-feira (20), no plenário da Casa, sessão ordinária da Câmara Municipal de Diadema aprovou três pontos de pauta, incluindo a confirmação em segunda apreciação de projeto para instituir programa de incentivo à musicoterapia na cidade.

    Proposto por Edval da Farmácia, o Projeto de Lei 023/2024 define o Programa de Incentivo à Utilização da Musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndromes ou transtorno do espectro autista.

    Segundo a justificativa do vereador, “a música proporciona vários benefícios para a saúde. Além de estimular a expansão cognitiva, psicomotora, afetiva e educacional, a música auxilia na comunicação, integração, identificação e ampliação dos limites físicos e mentais de cada indivíduo”.

    “Atualmente, a musicoterapia é grande aliada nos tratamentos de pessoas com deficiência, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, prossegue Edval, que aponta ainda ser “inegável” “que a música amplia o potencial de interação do ser humano e a musicoterapia vem provando através dos resultados efetivos que apresenta ser um importante procedimento terapêutico”.

    “No caso de paciente com deficiência, o tratamento musicoterapêutico não trabalha com as limitações da pessoa, mas sempre com a capacidade de cada um. Nas sessões de  musicoterapia, o paciente, assim como os seus familiares, se surpreendem com as inúmeras possibilidades que vão sendo descobertas por ele mesmo”, concluiu o proponente do projeto aprovado.

     

    Votações em primeiro turno e tribuna livre

    A sessão aprovou ainda, em primeira votação, o Projeto de Lei 224/2021, de Josa Queiroz, que institui a Semana Municipal da Mobilidade Urbana e o Dia Municipal Sem Carros,  e o Projeto de Lei 020/2024, de Cabo Angelo, que regulamenta o Dia do Servidor Público Municipal Aposentado.

    Antes das votações e do encaminhamento de requerimentos, houve espaço para duas falas de cidadãos na tribuna livre da Casa. Gustavo Farah e Aline Martins, estudantes da Escola Estadual Fábio Ramos Esquivel, representaram seus colegas e reivindicaram a instalação de um semáforo em frente à unidade escolar.

    Após suas colocações, o líder do governo Josa Queiroz propôs, como encaminhamento, que uma comissão de vereadores compareça à escola juntamente com técnicos da Secretaria de Transporte e tentem solucionar o problema.

    “Parabenizo vocês pela forma de lutar e reivindicar. Nem tudo o governo é capaz de fazer na cidade, e ele vai fazer onde mais se cobra e se reivindica. Vocês estão de parabéns, a vinda de vocês aqui é um exercício de cidadania, vocês que são jovens estão dando um exemplo”, declarou o presidente Orlando Vitoriano após ouvir as reivindicações dos estudantes.

    O segundo momento de tribuna livre ocorreu quando Sheila Onório, Márcia Damasceno e Robson Carvalho, coordenadores de Políticas Públicas para as Mulheres, Igualdade Racial e Diversidade, respectivamente, ocuparam o espaço para divulgar uma cartilha produzida pelas três coordenadorias e que explica suas áreas de atuação.

    Segundo Carvalho, a presença dos três na tribuna foi uma forma de agradecer ao apoio dos vereadores na produção do material, sendo que alguns deles inclusive utilizaram emendas parlamentares para viabilizá-las. “Coordenadorias têm papel de aglutinação, sensibilização e formação sobre nossas pautas, que são estruturais, e esse material será destinado a todos serviços municipais”, explicou Carvalho.  

     

     

     

    Texto: Júlio Delmanto

    Câmara de Diadema

    Departamento de Comunicação e Cerimonial

    www.cmdiadema.sp.gov.br

    imprensa@cmdiadema.sp.gov.br

     

Últimas notícias »

Mais notícias
Voltar ao topo

Aguarde, carregando notícia!

Carregando