Boquinha questiona falta de medicamentos de alto custo
NOTÍCIAS DA CÂMARA - 27/06/2025 - 11:42:27 - Assessoria de Imprensa
O vereador Jeoacaz Coelho Machado, o Boquinha (Republicanos) apresentou na última sessão um requerimento para questionar a Prefeitura sobre a falta de medicamentos de alto custo na Farmácia de Medicamentos Especializados (FME), instalada no município em dezembro de 2024. De acordo com o parlamentar, o documento foi motivado por diversas reclamações recebidas no gabinete sobre a demora no atendimento, que em alguns casos ultrapassa quatro horas, e a constante falta de medicamentos, especialmente colírios de alto custo usados por pacientes com glaucoma e catarata.
A iniciativa busca respostas do Executivo Municipal sobre o atual funcionamento da unidade e as medidas previstas para resolver os problemas apontados. Entre os questionamentos enviados à Prefeitura estão: a Secretaria de Saúde tem conhecimento das falhas no serviço? Quais ações estão sendo planejadas para reduzir o tempo de espera e garantir o fornecimento de medicamentos? Quais os canais de reclamação disponíveis aos munícipes; e, Como é feita a fiscalização do serviço prestado pela FME?
Na justificativa apresentada, o parlamentar reforça a responsabilidade da Câmara Municipal em fiscalizar os serviços públicos: “É uma das principais competências do Legislativo e também de fiscalizar os atos do Poder Executivo e o fiel cumprimento das leis, principalmente daquelas que dizem respeito ao nosso Município e que afetam diretamente a nossa população”, disse.
O requerimento destaca ainda que a maior parte do público atendido pela FME é de pessoas idosas e com dificuldades físicas ou psicológicas, o que torna a agilidade no atendimento e a garantia do fornecimento dos medicamentos ainda mais urgente.
A unidade, que tem uma parceria entre a Prefeitura de Diadema e o Governo do Estado de São Paulo, está localizada no Complexo Didático da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na região central da cidade, e tem como objetivo oferecer gratuitamente medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras, crônicas e complexas.
Texto: Vinícius Gonçalves - com supervisão de Wilson de Sá
Câmara de Diadema
Departamento de Comunicação e Cerimonial
www.cmdiadema.sp.gov.br
imprensa@cmdiadema.sp.gov.br
Aguarde, carregando notícia!